De Aqueduto da Carioca á Arcos da Lapa , em uma volta ao passado pelo século 18 , saiba como era utilizado a construção e como ela era importante para a cidade do Rio de Janeiro antigamente .
No post de hoje você irá conhecer :
História do Arcos da Lapa antigo Aqueduto do Rio de Janeiro
Curiosidades sobre o Arcos da Lapa e como funcionava a construção
História do Arcos da Lapa
Foto de 1790 do Aqueduto da Carioca (Arcos da Lapa) encontrada no site : Wikipédia . |
O Aqueduto da Carioca (Arcos da Lapa) foi uma importante obra de estilo românico inaugurada em 1750 , no então período colonial .
Neste período , o Rio de Janeiro havia relatos e reclamações por falta d'água , e a solução era usar o mecanismo de Aqueduto que era bastante utilizado em países estrangeiros .
Foi então que o governo construiu o Aqueduto da Carioca e mandou instalar tubos até as nascentes do Rio Carioca que passava na região do Corcovado , a água percorria pelo Aqueduto da Carioca (Arcos da Lapa) que por sua vez chegava aos chafarizes e bicas públicas em pontos específicos da cidade , mas precisamente no Largo da Carioca onde existia uma construção de um chafariz com 35 bicas demolido em 1920 , a água era bastante usada pelas lavadeiras .
Foi então que o governo construiu o Aqueduto da Carioca e mandou instalar tubos até as nascentes do Rio Carioca que passava na região do Corcovado , a água percorria pelo Aqueduto da Carioca (Arcos da Lapa) que por sua vez chegava aos chafarizes e bicas públicas em pontos específicos da cidade , mas precisamente no Largo da Carioca onde existia uma construção de um chafariz com 35 bicas demolido em 1920 , a água era bastante usada pelas lavadeiras .
Curiosidades sobre os Arcos da Lapa
O Aqueduto da Carioca passou a se chamar '' Arcos da Lapa '' e virou um cartão-postal da cidade após resolver o problema da falta d'água , a cidade cresceu e se modernizou , o Aqueduto então foi desativado .
O topo da construção por onde a água percorria foi remodelado e foram colocados trilhos para o transporte público dos atuais bondes de Santa Tereza que começaram a percorrer pelos Arcos da Lapa somente em 1896 operada pela Companhia Ferro-Carril Carioca .
O topo da construção por onde a água percorria foi remodelado e foram colocados trilhos para o transporte público dos atuais bondes de Santa Tereza que começaram a percorrer pelos Arcos da Lapa somente em 1896 operada pela Companhia Ferro-Carril Carioca .
Foto/Divulgação do Jornal Folha de São Paulo . |
Como funcionava o Aqueduto da Carioca (Arcos da Lapa)
Como você pode observar na imagem , o Aqueduto era construído em declínio assim as águas percorriam mas rapidamente pela parte de cima , a água então passava por uma fase de sedimentação que separava as impurezas da água , e então a água percorria até um tanque que distribuía pela tubulação para a cidade , mas por que não criar um muro fechado ao invés de arcos ?
Bom , a ideia por trás da construção através de arcos na parte de baixo era que a maioria das obras eram feitas por cima de rios , assim o Aqueduto não interrompia o fluxo das águas por baixo , já a parte superior era feita com arcos para deixar a obra mas harmoniosa e economizar materias de construção .
Veja um vídeo explicativo de como funcionava o sistema de captação de água dos Aquedutos , era assim que funcionava os Arcos da Lapa :
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